domingo, 17 de julho de 2011

A lista do Monte (ou: Escolhas de Sofia)

          Esse projeto sobre Wilson Baptista me deu vários presentes. Um deles foi o tanto de gente bacana que apareceu, por causa dele, no meu caminho. Carlos Monte - ex-diretor cultural da Portela, sabe-tudo-de-samba e pai da gloriosa tribalista Marisa - foi ver o espetáculo ainda no Café Pequeno do Leblon, e virou freguês. Voltou meia dúzia de vezes, levando sempre amigos diferentes, e fazendo figura na plateia com seu semblante alegre e participativo (conhece Wilson pra xuxu e faz questão de cantar junto). Carlos é daqueles que diz o que pensa, e, benzadeus, era só elogios. O único senão, segundo ele, foi não termos incluído no roteiro musical algumas de suas músicas preferidas do Wilson. A paixão por elas era tanta que Carlos chegou fazer uma lista:

          1) Alô padeiro
          2) Deus no céu e ela na terra
          3) Sereia de Copacabana
          4) Mariposa
          5) Nossa Senhora das Graças*
          6) Recado que a Maria mandou
          7) Cosme e Damião
          8) Comício em Mangueira
          9) Boca de siri
          10) Cabo Laurindo
          11) Gênio mau
          12) Amigo urso**

A "Lista do Monte"

          Carlos tem razão: essas músicas são todas muito legais. No processo de escolha (de Sofia) do repertório do espetáculo, fora os classicões inevitáveis, optamos sempre por aquelas que ajudassem a traçar o perfil biográfico de Wilson, ou alinhavar as aventuras de seus personagens, nas cenas ficcionais. Daí termos aberto mão de umas em detrimento de outras.
          Ainda assim, fizemos um painel super abrangente: o roteiro musical do espetáculo passeia por quase 70 títulos compostos por Wilson Baptista! Quando levamos o espetáculo para o estúdio, para registrá-lo no disco que a Biscoito Fino pôs no mercado, acrescentamos à empreitada mais 29 obras do Wilson, num CD extra só com raras e inéditas cantadas por convidados ilustres. Tomara que o Carlos não tenha ficado triste: ainda assim toda a sua lista continuou de fora. Essa é uma constatação que assustaria os mais atentos: a obra de Wilson Baptista é de uma imensidão tamanha que um projeto que abrange quase 100 músicas dele pode prescindir de tantas outras, fantásticas como as que o Carlos listou, e ainda assim continuar relevante!
          Eu ainda acrescentaria à "Lista do Monte" um monte de outros títulos que (lamento) não entraram nem no espetáculo e nem no CD:
          13) Averiguações 14) O doutor quer falar com você 15) Sistema nervoso 16) Passou 17) A mulher do seu Oscar 18) Trinta e três 19) Há outra santa 20) Chinelo velho 21) Parabéns para você 22) Gosto mais do Salgueiro 23) Não tô charlando 24) É mato 25) Sabotagem no morro 26) Copacabana à noite 27) Outras mulheres 28) A mulher que eu gosto 29) Eu não sou daqui 30) Filomena, cadê o meu? 31) Na estrada da vida 32) Não era assim 33) Fui eu 34) Tenho que fugir 35) Louco 36) Abigail 37) Não sou Manuel 38) Complexo 39) Volta pra casa, Emília 40) Guiomar 41) Elza 42) Lá vem Mangueira 43) Lá vem o Ipanema 44) Benedito não é de briga 45) Como se faz uma cuíca 46) Cowboy do amor 47) Juca do Pandeiro 48) Gostei de você 49) Memórias de torcedor 50) Esta noite eu tive um sonho 51) Desacato 52) Por favor, vai embora 53) Não devemos brigar 54) Já sei 55) Sou bom chefe-de-família 56) Direito de sambar 57) Despejo 58) Tortura mental 59) Olho nela 60) Está maluca 61) Mania da falecida 62) Faz um homem enlouquecer 63) Você é meu xodó 64) Meu assunto é sambar 65) Sou um barco 66) A mão do Alcides etc etc etc.
          É muita música boa prum compositor só! Não é mole não!
         
          * Na verdade, o título é "Nossa Senhora de Fátima"
          **Tem gente que diz que "Amigo urso" é do Wilson, um daqueles casos em que ele vendeu sua parte da música, mas como não há provas prefiro não incluí-la na musicografia dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário