segunda-feira, 18 de junho de 2012

Barão do Pandeiro e o Princez do Cordão


          Quando viu que eu corria atrás de mais informações a respeito do tamborim de cabo - aquele que Wilson Baptista está prestes a espatifar na cabeça de Noel Rosa, na capa do disco “Polêmica” -, Barão do Pandeiro me prometeu uma nova imagem do instrumento, além da foto, já postada, com os três ritmistas.
          Barão é homem de palavra: alguns dias depois baixava na minha caixa postal essa ilustração fantástica - acho que de autoria do desenhista Raul -, onde podemos conhecer algumas fantasias do “carnaval de outrora”. Fazendo par com uma Pastorinha, lá está um rapazola segurando um tamborim quadrado, de cabo. Sua fantasia é de “Princez do Cordão” (“Princez” seria “príncipe”?). Olhem só que beleza:


          Bom, isso corrobora a tese de Barão, de que esse instrumento era usado em cordões carnavalescos. O que tem super a ver com o passado campista de Wilson, que, na infância, andou tocando percussão em liras, ranchos e blocos.
          Valeu por mais essa, Barão!

Um comentário:

  1. Publiquei um artigo sobre estes tambores em Inglês há cerca de 20 anos. O mistério é o adufe ou tambor pandero cuadrado que ainda é um popular lado tambor na península Ibérica. No entanto, a Pena Pardo região é pau batido. Estes tambores foram adaptados pelo Afro-Brasilians que gradualmente se encolheram o tamanho do instrumento que na foto. Estes tambores eventuallt tornou-se naquilo que é conhecido como o tamborim nas escolas de samba.

    ResponderExcluir