domingo, 25 de setembro de 2011

Polêmica! (Ou: O mistério da caixeta)

          A polêmica com Noel Rosa pouco serviu a Wilson Baptista, que acabou, por causa dela, quase que diminuído ao papel de vilão na vida de Noel. Mas a disputa entre os dois rendeu, pelo menos, esse desenho incrível de Antônio Nássara para a capa do disco da Odeon, em que os sambas da Polêmica foram gravados na sequência pela primeira vez, na década de 1950. Sobre o poder de síntese absurdo do traço de Nássara, Carlos Didier, seu biógrafo, colheu uma declaração definitiva de Jaguar: "Nássara não fazia caricatura. Fazia a logomarca da pessoa."

A capa do disco "Polêmica", lançado pela Odeon na década de 1950, 
com desenho do gênio Antônio Nássara.

          Tive a ideia de fazer uma brincadeira reproduzindo a capa do disco numa fotomontagem, com Claudinha Ventura e eu representando Noel e Wilson. Todos pilharam. Fomos atrás de figurinos como os que Nássara desenhou e posamos para as lentes da fotógrafa Jaqueline Machado em seu estúdio.

Claudinha e eu no estúdio de Jaqueline Machado.

          Missão quase impossível foi encontrar o instrumento de percussão quadrado que Nássara desenhou nas mãos de Wilson. Pedi socorro ao crânio Roberto Gnattali, nosso diretor musical. O maestro respondeu por email matando a charada, com direito a imagem anexada e tudo. "Acho que é um tamborim, sim, com cabo, muito antigo, também chamado de caixeta" - escreveu ele. "Era uma moldura de madeira com uma pele esticada em um dos lados. O quadro de Heitor dos Prazeres (vide anexo) mostra um instrumento semelhante, só que sem cabo."

 
Uma caixeta, igual a que Wilson empunha na capa do disco Polêmica, é tocada por um dos personagens 
na pintura de Heitor dos Prazeres. Mistério resolvido graças a Roberto Gnattali! Dá-lhe Bob!

          Anninha Ladeira - que já havia se esfalfado atrás do lenço branco de bolinhas vermelhas que Wilson "usa" na ilustração, amarrado ao pescoço - correu atrás da caixeta e foi encontrá-la numa loja de instrumentos musicais de Laranjeiras, a Maracatu Brasil, que gentilmente cedeu o dito cujo para as fotos.
          No dia seguinte, pus mãos à obra e "photoshopei" as fotos da Jaqueline até chegar no resultado que Joaquim Ferreira dos Santos publicou na coluna Gente Boa, no dia 14 de julho de 2010 - para nosso deleite!

Foto de Jaqueline Machado pós-photoshopagem feita por mim

"Samba carioca" na coluna Gente Boa

3 comentários: