terça-feira, 20 de setembro de 2011

Roberto Silva: 90 anos de vida e 70 de principado!

Roberto Silva, carisma em pessoa, em plena forma aos 90 anos!

          I beg your pardon pela sinceridade, mas cada país tem o príncipe que merece! Graças a Deus, no Brasil, temos Roberto Silva. Que fique claro: nosso Príncipe (do Samba) - ao contrário do pálido Charles - ostenta o título por seu próprio mérito e talento, e não por ser filho de alguém que acredita ser rainha. O que, diga-se de passagem, é muito mais justo! 
          Já num primeiro contato por telefone, Roberto nos encheu de alegria ao topar participar do disco. Através de Syone, sua empresária e fidelíssima escudeira, o Príncipe sugeriu regravar “Rosalina” ou “Oh, seu Oscar!”, dois sucessos da lavra de Wilson que costuma cantar em shows. Meu desejo, no entanto, era privilegiar um repertório menos conhecido no disco das participações. Syone explicou que Roberto, aos 90 de idade e 70 de carreira, se permite não ter que aprender músicas novas fora de seu (vasto) repertório. Justíssimo!
          Que fazer? Pesquei três sambas sacudidos de Wilson que Roberto lançou na década de 50 em discos de 78 rpm e que nunca haviam sido relançados em LP ou regravados. São eles “Vedete”, “Vagabundo” e “Felicíssimo”. Dos três, mesmo Roberto só se lembrava 100% de “Vagabundo”, sucessinho de carnaval em 57. Os outros dois, enviamos em mp3 para ele relembrar. 

Roberto e eu: tietagem explícita

          E lá estava o Príncipe na Biscoito no dia 28 de setembro, cheio de gás, esbanjando simpatia (como sempre). Êta homem carismático! Seu único receio, devido a uma gripe, eram os tons das músicas, os mesmos de 55 anos atrás! Que nada, diante do microfone Roberto arrasou como sempre. Cantou uma vez para esquentar e conhecer o arranjo (escrito pelo craque Edu Neves), e na repetição já mandou ver. Lição de vida, simpatia, talento, humildade... 

Roberto autografando um LP

          O medley foi arranjado com pequenos intervalos instrumentais entre um samba e outro, onde a gente inseriu um bate-bola (falado) com Roberto, que foi amigo pessoal de Wilson e tem muita história para contar. Nesse dia, gravamos as respostas de Roberto para perguntas que eu mesmo fiz. Depois editamos esse material com as perguntas regravadas por Elza Soares, Cristina Buarque, Céu e Zélia Duncan - super cantoras, representando quatro gerações de fãs de carteirinha do Príncipe. A ideia era, numa "caixa d´água" (rsrs) só, homenagear esses dois grandes mestres do samba, o compositor Wilson e o intérprete Roberto. Viva eles!

Trupe reunida: eu, Nando Duarte, Syone, Julio Augusto e Roberto Silva

          Syone e Roberto: obrigadíssimo pela colher de chá! Espero poder contar com Roberto em muitos outros projetos! Se Deus quiser!
          CORREÇÃO: Acabo de receber um email de Syone, com novos dados. Na verdade, Roberto acaba de completar 91 anos de idade e 73 de carreira. Não é mole, não!!!

Um comentário:

  1. Beleza de blog e postagem. Eu como modesto compositor de sambas de breque (políticos quase sempre)aqui de Angra dos Reis fiquei varrido (doido eu já sou a 68 anos kk). Virei frequês.
    Continue por favor.
    Abraços do Luiz Tupinambá

    ResponderExcluir